Portinari é o primeiro brasileiro com acervo no Google Arts & Culture 

Arte da Arte • jun. 10, 2019

A plataforma do Google conta com 5 mil obras e 15 mil documentos do arquivo de Candido Portinari

O Google Arts & Culture, serviço que disponibiliza obras de arte de diversos museus do mundo, ganhou o primeiro acervo de um artista brasileiro: Candido Portinari. A plataforma conta, agora, com cerca de 5 mil obras do artista e 15 mil documentos de seu arquivo pessoal.

A coleção “Portinari: O Pintor do Povo” pode ser acessada neste link. Dividida em 20 exposições, ela tem apresentações que dão mais detalhes sobre a vida do artista e ferramentas que permitem explorar suas obras por ordem cronológica ou pela cor predominante em cada pintura.

O conteúdo do seu post vai aqui. Para editar este texto, clique sobre ele e exclua este texto padrão. Comece a digitar o seu próprio texto (ou cole de uma fonte diferente).
Para controlar a cor ou tamanho deste texto, por favor mude as cores globais ou o tamanho do texto na seçāo de Design no menu à esquerda do editor.

Para o acervo, o Google Arts & Culture também digitalizou 10 quadros em altíssima resolução com ajuda da Art Camera, que permite visualizar diversos detalhes da obra com um super zoom. Entre as pinturas capturadas nesse formato, estão “Mestiço” (1934) e “Café” (1935).

A iniciativa também disponibiliza os painéis “Guerra” e “Paz”, produzidos entre 1952 e 1956 e expostos na sede da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York. Há, ainda, um tour em Street View da casa de Portinari, em sua cidade natal, Brodowski (SP).


O acervo é resultado de uma parceria do Google com o Projeto Portinari, instituição fundada pelo filho do artista, João Candido Portinari. As obras estão nas coleções do MASP, do Museu Nacional de Belas Artes, da Pinacoteca de São Paulo, dos Museus Castro Maya e da Fundação Ema Klabin.

Esta não é a primeira vez que o Google Arts & Culture disponibiliza coleções especiais para artistas. Em 2018, por exemplo, a plataforma liberou o acervo de Frida Kahlo. No Brasil, a iniciativa catalogou obras de espaços como a Pinacoteca, o Museu de Arte Moderna de São Paulo e o Museu da Língua Portuguesa.

Em 2018, após o incêndio no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, o Google Arts & Culture liberou um tour virtual que mostra como era o espaço antes da tragédia. A plataforma, que havia feito os registros em 2017, também disponibiliza exposições e objetos que estavam no local.

Matéria retirada na integra do site Tecnoblog
Por Victor Hugo Silva

Anime Friends 2023
20 jun., 2023
Anime Friends 2023: Venha nos visitar na mesa 63!
10 fev., 2023
A obra "Le Génie du Mal" é uma obra rica em simbologia, que retrata a luta entre o bem e o mal e a natureza complexa da humanidade.
Leão Verde Devorando o Sol
Por Rodrigo Eduardo 01 fev., 2023
Conheça a simbologia da gravura O Leão verde devorando o Sol, pela visão da arte medieval alquimista.
Bate papo - Project Mayhem
Por Blog Arte da Arte 11 mai., 2020
Um bate papo de quase 2h sobre a simbologia cristã para o canal 'Project Mayhem'.
Por Blog Arte da Arte 01 mai., 2020
Estou lançando um Canal no YouTube com a minha esposa a ilustradora Lucy Fideli s. Lendo essa matéria você se pergunta: “Ok, que ótimo, mais um canal no YouTube e ai?” É verdade, em meio a tantos canais da rede social, com ótimos conteúdos (e outros nem tanto), qual é a nossa diferença? A ideia é conversar sobre mitologias, iconografias e história da arte. Sempre mostrando na prática algumas pinturas e desenhos com a temática Mitologia, iconografia e etc. Conversar com artistas, para saber do dia a dia de quem realmente trabalha com arte. Sair do mainstream e apresentar um conteúdo relevante onde faremos lives semanais, para conversar com o público sobre o tema proposto. A ideia é ser uma sala de aula interativa e com um conteúdo acadêmico, explicado de forma leve e solta.
Por Arte da Arte 17 jun., 2019
Site que reúne mais de 100 materiais, entre vídeos, galerias de fotos e relatos dos curadores, oferece uma imersão pelo museu de São Petersburgo e exposições.
Por Arte da Arte 04 jun., 2019
Escriba medieval enterrado há mil anos era mulher, revela arcada dentária. Pó precioso encontrado na boca de uma mulher sepultada na Alemanha traz novas informações sobre a vida de artistas e escribas mulheres na Idade Média.
Por Rodrigo Mesquita 17 jan., 2019
Uma lista de músicas de mais 80 horas que transporta você dos tempos medievais até os atuais.
Por Blog Arte da Arte 11 jan., 2019
As invenções dos maias não se limitam à matemática ou astronomia, eles também se aventuraram no desenvolvimento de pigmentos.
Por Blog Arte da Arte 15 dez., 2018
Vemos os professores de artes visuais sempre falando de artistas e dos grandes mestres. Mas e o artista do bairro, ele conhece?
Mais Posts
Share by: